Pular para o conteúdo principal

Formei!!! E Agora!???

Muitos são os desafios enfrentado durante a formação acadêmica para garantir uma boa qualificação profissional. Ao longo do curso, muitas explicações, teorias e ensinamentos tornam-se "massantes" e exaustivos. Após absorver tantas informações, é hora de muita dedicação para desenvolver projetos acadêmicos que serão apresentados para complementar o aprendizado.

A vida acadêmica deve ser aproveitada ao máximo possível para que no final ou ao longo da caminhada não tenhamos frustrações. Para isso devemos tomar cuidado durante a escolha do curso, atentar para qual área se tenha mais interesse e afinidade, proporcionando assim uma satisfação e prazer em atuar na profissão escolhida.

Mas, será mesmo que precisamos aprender tudo o que é ministrado em uma sala de aula??? Há momentos em que parece que estamos fazendo o curso errado, há algumas disciplinas que parecem ser perca de tempo! Analisando a trajetória de um curso de Administração, há disciplinas que não me farão falta alguma, outras que me deixou um pouco de vazio, sentindo-me como se tivesse faltando algo mais. Pois bem, se formos pensar assim, podemos acabar não fazendo curso nenhum, pois todos terão sua parte boa e a ruim.

Depois de tantos desafios cumpridos, provas, trabalhos, projetos, etc., chega o momento de decisão final. A conclusão de um curso de graduação, é como se fosse uma batalha, onde ao final nos sentimos vitoriosos. Mas será que é só isso!? Não! Claro que não! Quem garante que a obtenção de um título de graduação de nível superior te proporcionará um crescimento profissional!? Bom, isto vai depender do aluno, e só será revelado durante um bom percurso da vida profissional. Alguns são promovidos, outros decidem pedir demissão e abrir um próprio negócio, aí está um ponto estratégico e um bom motivo para investimento em formação, pois isso prepara uma pessoa para ser capaz de atuar não só no mercado de trabalho tornando-o o profissional competitivo, como também transformando em um excelente empreendedor.

Por isso, investigar quais áreas de conhecimento devemos estudar e descobrir o que mais gostamos de fazer nunca é perca de tempo! O profissional realizado é aquele que ama o que faz, e transforma suas jornadas de trabalho em momentos prazerosos!

Lorena Gueddes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...