Muitos são os desafios enfrentado durante a formação acadêmica para garantir uma boa qualificação profissional. Ao longo do curso, muitas explicações, teorias e ensinamentos tornam-se "massantes" e exaustivos. Após absorver tantas informações, é hora de muita dedicação para desenvolver projetos acadêmicos que serão apresentados para complementar o aprendizado.
A vida acadêmica deve ser aproveitada ao máximo possível para que no final ou ao longo da caminhada não tenhamos frustrações. Para isso devemos tomar cuidado durante a escolha do curso, atentar para qual área se tenha mais interesse e afinidade, proporcionando assim uma satisfação e prazer em atuar na profissão escolhida.
Mas, será mesmo que precisamos aprender tudo o que é ministrado em uma sala de aula??? Há momentos em que parece que estamos fazendo o curso errado, há algumas disciplinas que parecem ser perca de tempo! Analisando a trajetória de um curso de Administração, há disciplinas que não me farão falta alguma, outras que me deixou um pouco de vazio, sentindo-me como se tivesse faltando algo mais. Pois bem, se formos pensar assim, podemos acabar não fazendo curso nenhum, pois todos terão sua parte boa e a ruim.
Depois de tantos desafios cumpridos, provas, trabalhos, projetos, etc., chega o momento de decisão final. A conclusão de um curso de graduação, é como se fosse uma batalha, onde ao final nos sentimos vitoriosos. Mas será que é só isso!? Não! Claro que não! Quem garante que a obtenção de um título de graduação de nível superior te proporcionará um crescimento profissional!? Bom, isto vai depender do aluno, e só será revelado durante um bom percurso da vida profissional. Alguns são promovidos, outros decidem pedir demissão e abrir um próprio negócio, aí está um ponto estratégico e um bom motivo para investimento em formação, pois isso prepara uma pessoa para ser capaz de atuar não só no mercado de trabalho tornando-o o profissional competitivo, como também transformando em um excelente empreendedor.
Por isso, investigar quais áreas de conhecimento devemos estudar e descobrir o que mais gostamos de fazer nunca é perca de tempo! O profissional realizado é aquele que ama o que faz, e transforma suas jornadas de trabalho em momentos prazerosos!
Lorena Gueddes
Comentários
Postar um comentário