Pular para o conteúdo principal

Preguiça!? Não deixa ela fazer você perder o foco!


Na era da modernidade, a maioria das pessoas parecem estar ligadas no "220v". Os profissionais estão multifuncionais, interagindo em diversas áreas do conhecimento. Com isso, é comum ver pessoas que trabalham em mais de uma empresa ou tenham mais de um tipo de negócio. Mas, com todo esse agito no dia-a-dia, é possível ter qualidade de vida??? A velocidade da informação tem gerado um estresse e cansaço na vida de milhões de pessoas, caindo o seu nível de produtividade e deixando que a PREGUIÇA abale seu emocional.

Como um princípio de Fayol¹ já dizia: "Divisão do Trabalho: executando somente uma parte da tarefa, um trabalhador pode produzir mais e melhor com o mesmo esforço". Com a teoria de Fayol, é simples entender que o ser humano precisa respeitar seus limites físicos e mentais para que não afete seu desenvolvimento no trabalho e suas condições de saúde. Não adianta querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois acabará não fazendo nada.

O importante é manter o FOCO na atividade que você tem paixão. Estabelecer uma lista de atividades é fundamental para organização de suas metas e priorizar quais itens da listas devem ser realizados primeiro, e assim por diante, fazendo uma coisa de cada vez, fazemos mais coisas. Para quem trabalha no computador conectado à internet deve tomar cuidado com as distrações nas mídias sociais, evitar entrar ao máximo possível e ler e-mails a todo instante, pois isto toma um tempo enorme e atrapalha no desempenho do seu trabalho.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo". A frase motivacional de Ayrton Senna é um belo exemplo de DETERMINAÇÃO e FOCO, mas se está frase não está fazendo efeito na sua vida profissional, é porque é hora de pensar e refletir se você está feliz realmente com o que está fazendo. Muitas pessoas passam anos estudando em uma universidade, quando infelizmente descobre que não era isso que gostaria de estar fazendo. Quando não se faz o que gosta, o percentual de produtividade torna-se bastante inferior ao que deveria ser. Descubra seu potencial e transforme seus talentos em grandes mudanças para um mundo melhor.

A "dificuldade" é um fator que pode levar a pessoa ao caminho do sucesso. Analisando como ponto positivo, a dificuldade que enfrentamos na vida nos obriga a despertar e ter um comportamento proativo, pois se não fizermos o melhor para termos uma carreira melhor, quem o fará por nós!? O sucesso depende exclusivamente de nós mesmos. 

Para não perder o foco para a preguiça, não existe segredo, apenas devemos descobrir o que temos mais AFINIDADE e TALENTO. Quando trabalhamos com prazer, o trabalho nunca será "TRABALHO" e sim uma fonte de renda que vêm através do seu serviço feito com muita dedicação e DIVERSÃO!


1. Henri Fayol foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração e fundador da Teoria Clássica de Administração.

Obrigada!

Lorena Gueddes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...