A cada ano, o número de vendas online aumentam expressivamente. O receio de adquirir produtos através da Internet está desaparecendo em muitas pessoas e o comércio de lojas físicas acabam sofrendo um impacto no desempenho de suas vendas.
O e-Commerce (Comércio Eletrônico) surgiu com as evoluções das tecnologias da Internet com o objetivo de melhorar as vendas e o relacionamento com clientes e fornecedores de uma organização, visando reduzir processos intermediários da cadeia de suprimentos. Isto contribuiu muito com avanço da globalização permitindo que ações e negócios ultrapasse os limites geográficos. Com isso, as empresas que perceberam o crescimento do comércio online, se preparam para entrar no mundo digital em busca de um bom posicionamento no mercado.
Alguns anos atrás, compras online eram consideras inseguras, mas essas barreiras do comércio eletrônico são quebradas a medida que aparecem novos sistemas de segurança digital. Os bancos para entrar no mundo digital e oferecer sistema online para transações bancárias a seus clientes investem em tecnologias de Softwares e Hardware para garantir segurança, como por exemplo, o Itaú Unibanco S/A, além de exigir que o usuário instale em sua máquina um módulo de segurança, ainda fornece um i-Token (uma espécie de chaveiro que vem com caracteres números que mudam a todo instante) vinculado a conta bancária de cada cliente, tornando-o um sistema mais seguro. Empresas online como Paypal e PagSeguro investem para garantir segurança tanto para o cliente quanto para o vendedor, elas fazem um intermediário, por exemplo, ao adquirir um produto em um site de compras como Mercado Livre, o vendedor só recebe seu dinheiro quando o cliente recebe o produto em casa. Caso o cliente não ative no site que já recebeu o produto, existe um determinado prazo para que o PagSeguro credite o dinheiro na conta do vendedor.
Com a forte onda crescente de consumidores internautas, as lojas físicas sofrem uma decadência, onde se exige um maior planejamento estratégico para eliminar possíveis prejuízos, pois uma loja física deve se preocupar com espaço, localização, mão-de-obra, custos-benefícios, entre outras.
A vantagem de uma loja virtual sobre uma loja física:
a loja virtual oferece conforto e comodidade aos seus clientes, pois as compras são realizadas em casa, sem preocupação e sem estresse. O valor dos produtos vendidos na internet, sem dúvida são mais viáveis ao consumidor e com a mesma qualidade ou superior. No caso de troca de produtos, muitos sites são super eficientes, com ótimos prazos para entrega. Um site de compras referência no Brasil é o Netshoes, onde além de oferecer segurança, tem produtos de qualidade, preços acessíveis e prazos de entrega rápido.
Dependendo do objetivo de uma organização é sempre bom acompanhar as evoluções tecnológicas e se preparar para manter e melhorar o desempenho da instituição. Para os consumidores que se aventurarei nas compras online, vale lembrar: consulte sempre produtos em sites conhecidos e seguros. O PROCON de São Paulo divulga anualmente uma lista negra de sites irregulares e onde não recomendam acessar >>>>>>>>>>>> http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf
Valeu Pessoal! Até a próxima!
Lorena Gueddes
Comentários
Postar um comentário