Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRADOR NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Há muito tempo atrás lembro-me do professor da disciplina Português Instrumental pedindo a turma para redigir um texto falando sobre a profissão do administrador, isso foi logo no começo do curso de Administração de Empresas, eu ainda não tinha uma visão ampla como a que tenho hoje na metade do curso. Por isso, hoje escolhi como tema da minha próxima postagem falar sobre a importância do profissional administrador.

De acordo com estudos e pesquisas muitas empresas iniciam suas atividades e a maioria não conseguem estabelecer-se no mercado, com isso acabam fechando as portas antes mesmo de completar 5 anos. Sabemos que planejar um futuro rentável não é tarefa fácil diante deste ambiente que muda constantemente. Hoje o mercado não permite mais amadorismo, quem conhece as regras e possui técnicas administrativas, criatividade e planejamento estratégico é o que tem mais chance de estabelecer-se no mercado.

Muitos pensam que simplesmente abrir uma empresa é comprar e vender, mas é inevitável um planejamento feito em análise de dados e do ambiente em que a empresa está inserida e alcance de objetivos pautados estrategicamente.

             "Nas pequenas e médias empresas, em sua maioria, os fundadores realizam toda e qualquer função, de forma empírica e baseada na sua própria experiência de vida, mesmo sendo alguém com a vida financeira complicada. Imaginem o que seria do doente sem o médico, de um grande arranha-céu sem um engenheiro ou arquiteto, imaginem ainda alunos sem professores. Percebe-se que para cada segmento existe um profissional da área o qual possui suas habilidades fundamentais na literatura e na prática."
  (Administradores.com.br)

Todo sucesso depende da dedicação e persistência da pessoa, mas é essencial possuir uma formação básica àquilo que se escolhe como profissão, e o mais importante é manter-se em constante aprendizado. A busca de assistência e informação deve ser periódica e focada para alguns aspectos: financeiro, estratégico e operacional. No âmbito financeiro deve-se fazer o levantamento mensalmente de todos os custos para assim confrontar-se com o faturamento a fim de determinar qual a lucratividade e a rentabilidade da empresa. Caso não haja uma rentabilidade aconselha-se fazer uma análise da estratégia, identificando os possíveis pontos positivos e negativos, oportunidades e ameaças. Definindo as características da estratégia consequentemente dá-se início à operalização do processo.

Uma organização precisa de um bom administrador, hoje as empresas que possuem a partir de dez funcionários são obrigadas a possuir um profissional qualificado na área de administração. Para isso contamos com o apoio dos CRA´s (Conselho Regional de Administração) sob o CFA ( Conselho Federal de Aministração. Contamos com várias normatizações e regulamentações para o funcionamento das empresas e atuação dos profissionais da área.

Para maiores informações sobre as norma, leis, fiscalizações e outros assuntos relacionados acesse: http://www.cramg.org.br/Conteudos/Default.aspx?IdCanal=24&pai=6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...