Há muito tempo atrás lembro-me do professor da disciplina Português Instrumental pedindo a turma para redigir um texto falando sobre a profissão do administrador, isso foi logo no começo do curso de Administração de Empresas, eu ainda não tinha uma visão ampla como a que tenho hoje na metade do curso. Por isso, hoje escolhi como tema da minha próxima postagem falar sobre a importância do profissional administrador.
De acordo com estudos e pesquisas muitas empresas iniciam suas atividades e a maioria não conseguem estabelecer-se no mercado, com isso acabam fechando as portas antes mesmo de completar 5 anos. Sabemos que planejar um futuro rentável não é tarefa fácil diante deste ambiente que muda constantemente. Hoje o mercado não permite mais amadorismo, quem conhece as regras e possui técnicas administrativas, criatividade e planejamento estratégico é o que tem mais chance de estabelecer-se no mercado.
Muitos pensam que simplesmente abrir uma empresa é comprar e vender, mas é inevitável um planejamento feito em análise de dados e do ambiente em que a empresa está inserida e alcance de objetivos pautados estrategicamente.
"Nas pequenas e médias empresas, em sua maioria, os fundadores realizam toda e qualquer função, de forma empírica e baseada na sua própria experiência de vida, mesmo sendo alguém com a vida financeira complicada. Imaginem o que seria do doente sem o médico, de um grande arranha-céu sem um engenheiro ou arquiteto, imaginem ainda alunos sem professores. Percebe-se que para cada segmento existe um profissional da área o qual possui suas habilidades fundamentais na literatura e na prática."
(Administradores.com.br)
Todo sucesso depende da dedicação e persistência da pessoa, mas é essencial possuir uma formação básica àquilo que se escolhe como profissão, e o mais importante é manter-se em constante aprendizado. A busca de assistência e informação deve ser periódica e focada para alguns aspectos: financeiro, estratégico e operacional. No âmbito financeiro deve-se fazer o levantamento mensalmente de todos os custos para assim confrontar-se com o faturamento a fim de determinar qual a lucratividade e a rentabilidade da empresa. Caso não haja uma rentabilidade aconselha-se fazer uma análise da estratégia, identificando os possíveis pontos positivos e negativos, oportunidades e ameaças. Definindo as características da estratégia consequentemente dá-se início à operalização do processo.
Uma organização precisa de um bom administrador, hoje as empresas que possuem a partir de dez funcionários são obrigadas a possuir um profissional qualificado na área de administração. Para isso contamos com o apoio dos CRA´s (Conselho Regional de Administração) sob o CFA ( Conselho Federal de Aministração. Contamos com várias normatizações e regulamentações para o funcionamento das empresas e atuação dos profissionais da área.
Para maiores informações sobre as norma, leis, fiscalizações e outros assuntos relacionados acesse: http://www.cramg.org.br/Conteudos/Default.aspx?IdCanal=24&pai=6
Comentários
Postar um comentário