Pular para o conteúdo principal

Mídia Sociais e seus benefícios

Semana passada, abordei o tema NETWORKING, um ponto muito relevante principalmente para quem está iniciando sua carreira seja ela em qual área for. Aproveitando o "gancho", que tal falarmos sobre as diferentes mídias sociais que hoje existem e quais seus benefícios?

Antes de comentar sobre cada uma das principais mídias sociais mais usadas, convém uma reflexão sobre como estas ferramentas tem representado um importante avanço na comunicação, permitindo maior integração entre as empresas e seus clientes, e isto é uma ótima oportunidade que uma empresa tem de receber um Feedback de seus clientes e a partir disso analisar a qualidade de seus produtos e/ou serviços.


FACEBOOK - Tudo começou como uma brincadeira de quarto de estudantes da Universiade de Harvard. Facemash foi o primeiro projeto de rede social criada pelo estudande Mark Zuckerberg e outros três amigos Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz, no ano de 2003 com o objetivo apenas de divertir os estudantes, onde eles postavam fotos de alunas para fazerem a comparação e votarem na pessoa mais atraente. Passaram-se um ano, e Zuckerberg começa a implantar uma nova plataforma para dar início a mais famosa rede social do mundo, o Facebook. Em um relatório divulgado pela empresa no final de 2013, o número de usuários já ultrapassa 1,2 bilhão de contas ativas como consta em : http://www.bluebus.com.br/imbativel-facebook-tem-de-12-bilhao-de-usuarios-ativos-945-milhoes-mobile/
O Facebook tornou-se uma das ferramentas de comunicação mais utilizada no Brasil. Além de uso pessoal, o aumento do número de empresas que adotam o meio para se relacionar com seus clientes cresce constantemente. A criação de Fã Pages é uma estratégia que mobiliza as pessoas atraindo-as para conhecer sua empresa, fazendo com que as empresas demandem mais profissionais na área de marketing digital para criarem uma boa aparência para apresentação de sua empresa na rede. Um outro benefício que a rede proporciona é a criação de uma loja virtual, onde é possível fazer vendas de produtos e serviços através da mídia social. Para mais informações sobre como criar um e-commerce no Facebook, clique no link a seguir >>>>>>>>>>>>>>>http://www.oficinadanet.com.br/multimidia-view/criando-um-e-commerce-no-facebook-p1


TWITTER - fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone. A ideia surgiu através de uma reunião, um Brainstorming (tempestade de ideias) de como criar um sistema para comunicar-se através de mensagens instantâneas como se fosse um SMS. Twitter em inglês significa uma "pequena explosão de informações informações inconsequentes" ou também "pios de pássaros", daí a junção dos dois significados deram um nome ideal para a plataforma social. Para maiores detalhes da história do Twitter, acesse>>>>>>>>> http://www.tecmundo.com.br/rede-social/3667-a-historia-do-twitter.htm
No Brasil a mídia social não é tão utilizada se comparada aos EUA, os brasileiros com conta ativa são mais de 33,3 milhões e nos Estados Unidos são cerca de 108 milhões de usuários. Ainda assim, não deixa de ser uma rede essencial para contatar pessoas que possam fazer parte do círculo profissional.


LINKEDIN - lançada em 2003 pelo fundador Reid Hoffman, esta é rede foi criada exatamente para fazer negócios, similar a uma rede de relacionamento social, porém é mais utilizada por profissionais que buscam informações e oportunidades de negócios e empregos. Em 2013, chegou a ultrapassar 238 milhões de usuários. Os países que mais utilizam o Linkedin são o Estados Unidos com 84 milhões de usuários, Índia com 21 milhões de usuários e Brasil com 15 milhões de usuários. A rede permiti uma conexão entre pessoas de vários lugares do mundo que tenham os mesmos interesses, onde podem nascer de um relacionamento digital um profissional. O benefício é que quanto mais pessoas com mesmo interesse você se conecta mais chances de obter bons negócios você terá. Muitas empresas utilizam este meio de informação para divulgar vagas de emprego em aberto.


MYSPACE - lançada em 2003, a rede social já foi a mais popular do mundo, mas foi perdendo espaço para outras redes sociais como Facebook. No meio artístico, a mídia social foi muito utilizada, muitos cantores adotaram este meio de comunicação para divulgar seus talentos. Em 2011 a MySpace foi vendida para a Specific Media, uma empresa americana de mídia interativa, por US$ 35 milhões, onde a rede passara por uma reformulação total e fora relançada em 2012. com um visual atrativo, vale a pena conferir >>>>>> https://myspace.com


YOUTUBE - criada em 2005, pelos jovens Chad Hurley e Steve Chen, partindo da ideia de fazer vídeos e divulgar aos amigos. Em menos de 2 anos a empresa foi comprada pela Google por US$ 1,65 bilhões. Com bilhões de acessos a cada dia, será que a mídia consegue ameaçar a programação televisiva!? São muitos os benefícios que a rede proporciona, dentre eles a possibilidade de aprender algo sem sair de casa e nenhum custo, desde culinária, artesanato, música, direito, administração, marketing, entre outros infinitos assuntos que podemos encontrar. Do outro ponto de vista, fazer divulgação de uma ideia e postar na rede tem sido bastante utilizada chamando atenção de muitas empresas, tornando este mais uma ferramenta de comunicação para aproximar de seus clientes. É muito importante que a empresa fique de olho em seus clientes para saber se estão satisfeitos, pois a mesma poderá receber um feedback negativo, e o cliente mal atendido ou insatisfeito com a empresa resolver fazer uma declaração em público que não está feliz com o serviço ou produto da organização. Todo cuidado é pouco, e é preciso fazer de tudo para manter uma boa imagem de uma empresa.

WHATSAPP - Este último, o mais novo aplicativo que tem "literalmente" conectado as pessoas, simplesmente fantástico. Além de permitir trocar mensagens de texto, é possível enviar e receber imagens, vídeos e áudios. A empresa foi fundada por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo. Em junho de 2013, a empresa alcançou a marca de 250 milhões de usuários ativos. Comprada em fevereiro de 2014 pela Facebook pelo montante de US$ 16 bilhões, seus criadores passaram a fazer parte do conselho administrativo do Facebook. O aplicativo trouxe agilidade na comunicação, levando informações "à velocidade da luz". Algumas mídias de comunicação como jornais impressos já utilizam desta ferramenta para levar informação aos leitores, onde o próprio leitor participa do desenvolvimento das matérias do jornal do dia seguinte, registrando fatos com o celular e enviando direto ao número do Whatsapp do jornal. Sem dúvida este aplicativo trouxe muitos benefícios em termos de comunicação, gerando praticidade no cotidiano das pessoas.

Cada mídia social foi criada com um único propósito, fazer interação entre as pessoas. O mais legal é você saber que pode contar com essas ferramentas para o aprendizado continuo, pois aprendemos todos os dias com muita gente do mundo inteiro, cada conhecimento compartilhado gera uma grande riqueza, basta ser aproveitado da melhor maneira possível, traçando caminhos e fazendo escolhas para que possamos construir um Mundo melhor.

Obrigada! Um grande abraço!

Lorena Gueddes

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigada Studio R Arte! É um prazer compartilhar conteúdos que possam ajudar as pessoas... Obrigada por acompanhar os posts! Vejo que se tornou um leitor assíduo. Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Lorena e obrigada por compartilhar estes conteúdos tão importantes! !! Sucesso sempre! !!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela sua visita Débora! É um prazer compartilhar coisas bacanas com vocês leitores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...