Pular para o conteúdo principal

Administração do tempo

Administrar o tempo não parece ser uma tarefa fácil para um profissional que está envolvido com inúmeras atividades diariamente. As técnicas para gerenciar o tempo e tornar um dia produtivo exige bastante disciplina. No mundo da tecnologia, vivemos conectados praticamente 24 horas, deixando-nos levarmos por atrativos digitais.

Diria que administrar o tempo é estruturar um roteiro para que possamos conseguir realizar coisas que consideramos importantes nas nossas vidas. Todo profissional precisa estabelecer metas e objetivos para facilitar sua rotina diária, assim evita o desperdício do seu tempo fazendo coisas que não são importantes e produtivas no seu trabalho.

Uma das técnicas mais utilizadas para gerenciar o tempo é a lista de tarefas, está lista normalmente é programada diariamente, mas podemos programar até para 3 dias ou semanalmente. O bom é que isto permiti prever o que pode acontecer durante o período programado e evita o esquecimento de compromissos importantes, mas é preciso muita dedicação e autodisciplina. O planejamento é primordial para o rendimento e sucesso de um profissional.

A internet é uma ótima ferramenta para buscar informações, mas é preciso ser cauteloso, com bilhares de informações acabamos caindo em diversos atrativos que podem tomar conta de boa parte do tempo, causando perda de produtividade e desviando o foco do que realmente se deseja. É preciso filtrar as informações e aproveitá-las ao máximo e a favor do seu tempo. As redes sociais tem se tornado um grande problema para as empresas que julgam ser um dos fatores que atrapalham no desempenho do funcionário, e acabam proibindo o uso no local de trabalho, outras empresas agem diferente, elas são liberais, mas cobram resultados.

Uma boa prática é reservar um tempo para cada ação, por exemplo, se você está estudando, use seu tempo só para isso, desligue a TV, internet, celular, etc.  Se soubermos dividir o nosso tempo, tudo ficará mais prazeroso, o tempo do descanso, lazer, estudo, trabalho, família e um tempo que seja só nosso para ser usado como quiser, até mesmo para ficar sem fazer nada. Ficar sem fazer nada é importante, pois neste meio tempo nossa mente relaxa e possibilita pensarmos em ótimas soluções e ideias para nosso trabalho e vida pessoal.

Lorena Gueddes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...