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Propaganda bem feita é a alma do negócio

O trabalho de Marketing objetiva converter matérias-primas em retornos financeiros. As técnicas utilizadas devem ser persuasivas a ponto de hipnotizar os clientes e adquirirem seus produtos e/ou serviços. No entanto, muitas lojas do comércio "abusam" com a propaganda auditiva, como sons de carros altíssimos ou alto-falantes para fazer uma campanha de marketing promocional.

Seja qual for o ramo de atividade de uma empresa, o trabalho de Marketing é fundamental para fortalecer os negócios e as relações Cliente-Empresa. São vários os tipos de técnicas utilizadas para persuadir os clientes, mas quero enfatizar uma que é bastante comum e que particularmente, não considero um bom investimento, a propaganda auditiva.

Todos os dias, quando passamos nas ruas, praças, centros comerciais, etc., somos bombardeados de informações vindas de todos os lados, seja um carro de som divulgando serviços de uma empresa ou caixas amplificadoras de som com músicas altíssimas e anúncios de promoções de determinadas lojas. Mas, será que este tipo de ferramenta do marketing é positiva para uma loja!?

Observando uma loja de eletrodomésticos situada em Ponte Nova, Minas Gerais, pude fazer um pequeno teste. Com um aplicativo medidor de decibéis, parada em frente à loja, o aparelho registrou 84dB, como podemos ver na captura da imagem ao lado. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o som deve ficar em até 50dB (decibéis - unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. Acima de 50dB os efeitos negativos podem ser de curto prazo, outros podem levar anos para serem diagnosticados doenças auditivas e outros tipos de doenças.



As lojas que adotam este tipo de ação de marketing, considero-as que estão cometendo um equívoco, talvez eu possa estar enganada, mas não é nada agradável entrar em uma loja com um som alto e não conseguir ao menos entender o que o vendedor está falando, assim como também os carros de som ambulantes que não conseguem passar a informação clara e perfeita ao seu público alvo. Como todo investimento tem seu desembolso, no final de todo esse trabalho, será que vale a pena optar por este tipo de propaganda!? O trabalho deve ser compensador, mostrar resultados e atingir novos clientes, caso contrário, não valerá a pena. A propaganda é a alma do negócio sim, mas quando bem planejada e executada corretamente.

Lorena Gueddes

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