O valor de uma marca é composto por vários fatores que envolvem as atividades de uma empresa. Analisando a empresa fabricante de brinquedos Mattel, uma das maiores do mundo, sua receita gira em torno de 5 bilhões de dólares/ano, somente a linha de brinquedos da Barbie leva aos cofres da empresa em torno de 1,5 bilhão de dólares/ano. Qual a receita pra tanto sucesso?
No ano de 1959, Ruth Handler e seu marido Elliot criaram uma boneca especialmente para sua filha que se chamava Barbara e adorava brincar com bonecas, a menina foi crescendo e continuava a gostar de brincar com bonecas, então sua mãe resolveu criar uma boneca com aparência jovem para a menina e batizou como nome de Barbie em homenagem a sua filha. Como donos da empresa de brinquedos Mattel, Ruth e seu marido colocaram a boneca na linha de produtos que inicialmente foi bem aceita no mercado.
A boneca fez tanto sucesso, que a empresa levou um certo tempo até conseguir atender a demanda do mercado. Porém, foi necessário todo um investimento em Marketing a fim de manter esse sucesso que perdura por mais de 50 anos. E qual a fórmula para manter esta posição até os dias atuais!?
Para atingir a esse sucesso a empresa já testou vários tipos de ações para divulgação da sua marca, muitas certas outras erradas, como por exemplo quando a empresa teve que fazer um recolhimento de produto (recall) de seus brinquedos da Barbie por conter substâncias tóxicas de chumbo nas tintas do brinquedo, ameaçando a saúde das crianças, levando um prejuízo de 18,6 milhões no mercado mundial (2007). Uma outra campanha fora feita logo no início do lançamento da boneca, onde ofendia as loiras e feministas, com uma frase que a boneca falava "Aula de matemática é dureza", e a empresa foi obrigada a fazer um recall desses produtos para adaptar uma nova frase.

O valor de um produto evolui de acordo com as estratégias adotadas por uma empresa, mas é preciso testar, mesmo que este resultado seja desastroso. O sucesso depende muito mais das ações do que de planos que não saem das gavetas.
Lorena Gueddes
Comentários
Postar um comentário