Pular para o conteúdo principal

Barbie gera uma receita de mais de 1,5 bilhão de dólares/ano a Mattel

O valor de uma marca é composto por vários fatores que envolvem as atividades de uma empresa. Analisando a empresa fabricante de brinquedos Mattel, uma das maiores do mundo, sua receita gira em torno de 5 bilhões de dólares/ano, somente a linha de brinquedos da Barbie leva aos cofres da empresa em torno de 1,5 bilhão de dólares/ano. Qual a receita pra tanto sucesso?

No ano de 1959, Ruth Handler e seu marido Elliot criaram uma boneca especialmente para sua filha que se chamava Barbara e adorava brincar com bonecas, a menina foi crescendo e continuava a gostar de brincar com bonecas, então sua mãe resolveu criar uma boneca com aparência jovem para a menina e batizou como nome de Barbie em homenagem a sua filha. Como donos da empresa de brinquedos Mattel, Ruth e seu marido colocaram a boneca na linha de produtos que inicialmente foi bem aceita no mercado.

A boneca fez tanto sucesso, que a empresa levou um certo tempo até conseguir atender a demanda do mercado. Porém, foi necessário todo um investimento em Marketing a fim de manter esse sucesso que perdura por mais de 50 anos. E qual a fórmula para manter esta posição até os dias atuais!?

Para atingir a esse sucesso a empresa já testou vários tipos de ações para divulgação da sua marca, muitas certas outras erradas, como por exemplo quando a empresa teve que fazer um recolhimento de produto (recall) de seus brinquedos da Barbie por conter substâncias tóxicas de chumbo nas tintas do brinquedo, ameaçando a saúde das crianças, levando um prejuízo de 18,6 milhões no mercado mundial (2007). Uma outra campanha fora feita logo no início do lançamento da boneca, onde ofendia as loiras e feministas, com uma frase que a boneca falava "Aula de matemática é dureza", e a empresa foi obrigada a fazer um recall desses produtos para adaptar uma nova frase.

Já os acertos das ações de marketing são muito bem trabalhadas, utilizando critérios que agregam valor ao produto. Além de sempre renovar as roupas e acessórios, os criadores elaboram uma linha de de acordo com uma programação pré-estabelecida e colecionáveis, como por exemplo, em 1980 fora lançado a coleção Barbie e suas etnias, apresentando as barbies em vários países: Brasil, México, Chile, Jamaica, etc. A Mattel também utiliza outra ferramenta de marketing para valorizar seus produtos: os bonecos Casal Real em homenagem a 1 ano de casamento do Príncipe William e de Kate Midlleton lançados em 29 de abril de 2011 rendeu boas fortunas aos cofres da empresa.

O valor de um produto evolui de acordo com as estratégias adotadas por uma empresa, mas é preciso testar, mesmo que este resultado seja desastroso. O sucesso depende muito mais das ações do que de planos que não saem das gavetas.

Lorena Gueddes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...