O Briefing é uma ferramenta super eficaz no auxílio de um projeto, trabalho ou pedido a ser atendido com qualidade a um cliente. Muito utilizado em várias áreas profissionais, mas principalmente por administradores que trabalham com Consultoria Empresarial e Diretores de Artes que trabalham em agências de publicidade.
Briefing é um termo de origem inglesa que significa "resumo". São dados coletados inicialmente dos clientes para a criação e elaboração de bom planejamento. Essas informações devem ser agrupadas e organizadas para estruturar um roteiro que deverá ser seguido rigorosamente pelas pessoas que fazem parte da equipe, objetivando proporcionar resultados eficazes à seus clientes.
Um bom consultor de empresas utiliza está tática para melhor gerenciar seus projetos e atender seus clientes gerando bons resultados e satisfação. Um bom designer estabelece um roteiro de como o trabalho será realizado, apontando os tópicos que serão trabalhados e esclarecendo o período da duração do projeto de um material publicitário, assim o cliente é atendido com transparência e agilidade. Essa ferramenta é muito utilizada por profissionais liberais e grandes agências de publicidade, porém é ótima para qualquer profissional alinhar sua rotina e melhorar seu desempenho e métodos organizacionais.
Para criar um Briefing é importante seguir os seguintes passos:
1. Levantar informações necessárias para realização do trabalho (campanha, marketing, consultoria, etc.)
2. Aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado de atuação, sobre a empresa do cliente e seus concorrentes, incluindo a área de comunicação.
3. Redigir o briefing e checá-lo junto ao cliente para evitar erros e confusões.
4. Registrar as decisões por meio de relatórios.
5. Avaliá-lo o trabalho antes de levá-lo ao cliente.
6. Apresentar ao ciente, fundamentando nas informações do briefing, nas pesquisas realizadas e nas oportunidades do mercado.
7. Agilizar os trâmites burocráticos envolvidos na aprovação do projeto.
Existem outros tipos de criação de um briefing. Este foi parte de um modelo extraído do livro "Administração em Publicidade, de Marcélia Lupetti, 2ª edição, editora Cengage Learning", ótimo livro para quem deseja seguir uma carreira publicitária.
Então, antes de iniciar um projeto, é bom elaborar um briefing, pois ele dará todo aparato para um bom planejamento e ótimos resultados tanto para você como seus clientes.
Abraço!
Lorena Gueddes
Adorei Lorena!!!!!
ResponderExcluirObrigada Juliana!!! Que bom que gostou! Agradeço sua visita! ;)
ResponderExcluir