Pular para o conteúdo principal

Briefing: por quê utilizá-lo?

O Briefing é uma ferramenta super eficaz no auxílio de um projeto, trabalho ou pedido a ser atendido com qualidade a um cliente. Muito utilizado em várias áreas profissionais, mas principalmente por administradores que trabalham com Consultoria Empresarial e Diretores de Artes que trabalham em agências de publicidade.

Briefing é um termo de origem inglesa que significa "resumo". São dados coletados inicialmente dos clientes para a criação e elaboração de bom planejamento. Essas informações devem ser agrupadas e organizadas para estruturar um roteiro que deverá ser seguido rigorosamente pelas pessoas que fazem parte da equipe, objetivando proporcionar resultados eficazes à seus clientes.

Um bom consultor de empresas utiliza está tática para melhor gerenciar seus projetos e atender seus clientes gerando bons resultados e satisfação. Um bom designer estabelece um roteiro de como o trabalho será realizado, apontando os tópicos que serão trabalhados e esclarecendo o período da duração do projeto de um material publicitário, assim o cliente é atendido com transparência e agilidade. Essa ferramenta é muito utilizada por profissionais liberais e grandes agências de publicidade, porém é ótima para qualquer profissional alinhar sua rotina e melhorar seu desempenho e métodos organizacionais.

Para criar um Briefing é importante seguir os seguintes passos:

1. Levantar informações necessárias para realização do trabalho (campanha, marketing, consultoria, etc.)

2. Aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado de atuação, sobre a empresa do cliente e seus concorrentes, incluindo a área de comunicação.

3. Redigir o briefing e checá-lo junto ao cliente para evitar erros e confusões.

4. Registrar as decisões por meio de relatórios.

5. Avaliá-lo o trabalho antes de levá-lo ao cliente.

6. Apresentar ao ciente, fundamentando nas informações do briefing, nas pesquisas realizadas e nas oportunidades do mercado.

7. Agilizar os trâmites burocráticos envolvidos na aprovação do projeto.

Existem outros tipos de criação de um briefing. Este foi parte de um modelo extraído do livro "Administração em Publicidade, de Marcélia Lupetti, 2ª edição, editora Cengage Learning", ótimo livro para quem deseja seguir uma carreira publicitária.

Então, antes de iniciar um projeto, é bom elaborar um briefing, pois ele dará todo aparato para um bom planejamento e ótimos resultados tanto para você como seus clientes.

Abraço!

Lorena Gueddes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hello,world!

  É hora de voltar a escrever! Depois de mais de uma década sem escrever no blog, sinto que seja o bom momento para retomar. O "diário de uma administradora" foi criado para publicar temas relacionados a boa arte da administração. Com a tecnologia avançada, é possível que  a espécie humana esteja regredindo, pois a maioria das pessoas parecem querer tudo fácil e  rápido. Os livros se tornaram digitais, os cadernos e até mesmo um certificado de uma faculdade se tornaram digital. Até que ponto isso seria bom? Estamos vivendo momentos onde o "pensar"não é mais tão necessário, usamos a tecnologia para quase tudo na vida, e com um simples clique trazemos a solução para tantos problemas. Parece bom neh? Usar a IA para resolver os trabalhos da faculdade, criar um portfólio, fazer um projeto de conclusão de curso, discurssões em um plenário, uma consulta médica, enfim... são infinitar possibilidades de resoluções de problemas, mas e daí você pensar, eu não preciso me esforç...

Taylor e Fayol

Uma das primeiras teorias estudadas no curso de Administração dentro da disciplina TGA (Teoria Geral da Administração) é a Abordagem Clássica da Administração. No desenvolvimento dessa ciência tivemos a contribuição de duas pessoas muito importantes para o avanço das organizações das empresas: o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a Escola de administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho e o francês Henri Fayol que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da Administração. Os dois engenheiros, embora não tenham se comunicado entre si, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX. Essas duas orientações da Abordagem Clássica da Administração trazem difer...

Resenha - Livro Virando a Própria Mesa de Ricardo Semler

O livro relata a história de Ricardo Frank Semler, um brasileiro, que desde sua infância já fazia coisas surpreendentes, como fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo, estudar, ouvir música e assistir televisão, tudo isso ao mesmo tempo e ainda conseguir absorver o conteúdo dos estudos. Na fase da adolescência, o jovem roqueiro de cabelos longos, além de treinar com sua banda de rock, atuou como líder estudantil e teve a oportunidade de gerenciar a lanchonete de sua escola a fim de garantir verbas para a festa de formatura, e soube muito bem realizar essa tarefa que trouxe bons resultados. Quando jovem estabeleceu uma lista de desejos, onde um de seus sonhos era ingressar na Universidade Harvad, uma das melhores do mundo. E após duas tentativas, ele quase desistiu, mas em um de seus passeios perto da universidade comprou uma moeda do cobrador do metrô, dizendo que utilizaria quando retornasse a universidade para estudar, lembrando-se disso, escreveu uma carta à Universidade critic...